Saturday 25 February 2012


Desde o início, a cara magnetizante de Jeanne Moreau enche o ecrã. Só ouvimos murmúrios inquietantes e ansiosos de uma apaixonada, até entrar o trompete de Miles Davis. São estes dois dos elementos essenciais no filme imponente de cortar a respiração que é Ascenseur pour l'Échafaud de Louis Malle. 
O trompete electrificante de Miles Davis é majestoso, acompanha o amor exacerbado e desesperante do filme, faz parte do filme, e é como se cada contorno da cara angustiada de Moreau fosse uma nota no trompete de Davis. Cada acontecimento torna-se mais tenso e não ouvimos uma única nota que nos dê esperança (pois neste filme, se ela surge por momentos, é muita rapidamente nos tirada).
Pela cidade vazia e assombrada, por um elevador sufocante, por uma auto-estrada escura, andamos à deriva neste filme de contornos de film noir que anuncia já a nouvelle vague.
Esta vertigem que é Ascenseur pour l'Échafaud é a história de um amor desolado, mas também pode ser visto, de forma perceptível mas discreta, como o retrato de uma geração afectada pela guerra e que, no meio do que viu, se sente dormente, continuando a desejar um final mais feliz, um escape, mas sem grandes esperanças.

10 comments :

  1. É um dos meus 10 filmes preferidos, é o que tenho pra dizer dele...

    ReplyDelete
  2. Há um filme, que não sei porquê, mas acho quase irmão dele. É o Muerte de un Ciclista, do Juan Antonio Bardem.

    Tens de ver este vídeo: http://youtu.be/gaUMcJniefQ

    O josé oliveira falou deste filme, aqui: http://raging-b.blogspot.com/2012/01/do-negro-irrompe-de-subito-muerte-de-un.html

    São dois filmes que vão beber muito à fonte dos noirs, embora não sejam noirs perfeitos. Talvez por isso eu gosto tanto deles, e de volta e meia, lá tenho de os rever...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já tenho o Muerte de un Ciclista na minha lista a ver desde que te vi a falar dele algures pelo blog :) Acho que vou deixar a leitura do texto para depois de ver o filme, é uma mania minha. Agora deste-me vontade de ver uns noirs!

      Delete
    2. E o vídeo deixou-me o apetite definitivamente aguçado. Lembrou-me um pouco Antonioni.

      Delete
    3. Já actualizaste o Muerte de un Ciclista no MOTM? :)

      Delete
  3. Ainda não, mas vou actualizar em breve só para ti.
    Desculpa a demora :)

    ReplyDelete
  4. Aqui está ele, só para ti: http://www.crocko.com/AFB3989A214E4FECBCECECBE51BC4415/Muerte_de_un_ciclista(Death_of_a_Cyclist)-1955-Juan_Antonio_Bardem.rmvb


    Se não viste ainda, o próximo tem de ser o "Du Rififi Chez les Hommes"

    ReplyDelete