Tuesday 30 June 2009

Coffee & Films

Ao ler o artigo "Volta ao Mundo em 22 filmes" na Premiere de Maio houve um filme e um sítio que me chamou atenção: o café les deux moulins em Paris, onde a adorável Amélie (do "Fabuloso destino de Amélie") trabalhava. Não foi só por ir a Paris estas férias (yeyeyeye) mas também porque se tratava do fantástico filme de Jean-Pierre Jeunet (é um crime, tenho ali o dvd e já não o vejo há séculos). Outro local que me chamou a atenção foi a estação de King's Cross em Londres, onde se dá aquela cena memorável de "Harry Potter e a Pedra Filosofal". E dizia lá: "Columbus utilizou as plataformas 4 e 5, renumeradas para a ocasião, porque J.K.Rowling confundiu-se.". Pois bem, eu e a minha irmã confundimo-nos. Quando fomos lá a minha irmã (aficcionada do Harry Potter) disse-me que não era aquela a estação porque, de facto, não havia plataforma 9 nem 10. (Nota para a curiosidade e ansia que corre por esta cinéfila enquanto espera pelo novo Harry Potter).

Bem, já me estou a desviar do assunto (como sempre). Em seguimento a ver o café les deux moulis pesquisei um bocadinho e vi mais uns poucos célebres cafés cinematográficos:








O já mencionado Café Les Deux Moulins de Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain








Katz's Delicatessen de When Harry Met Sally (também mencionado na Premiere)
Esta cena no vídeo originou a que uma placa fosse colocada sobre a mesa em questão a dizer "Where Harry met Sally... Hope you have what she had."









Tom's Restaurant da Excelente, com E grande, série Seinfeld. No entanto, é muito provável o elenco de Seinfeld nunca ter posto um pé neste café, porque apenas se usava o exterior para aparecer na série, pois o café onde estes 4 amigos se deambulavam era um set.










O café Elaine's na belíssima obra do meu querido Woody Manhattan.

Vou investigando e acrescentado mas façam favor de dar o vosso contributo!
E para mais locais cinematográficos: http://www.movie-locations.com/