Monday 23 February 2009

81st Annual Academy Awards: The Oscars

Para uma pessoa que chega às 10 horas da noite e já se está a encaminhar para a cama toda sonolenta estava implicito que para me manter acordada ontem à noite ia ser necessário, pelo menos, uma grande chávena de café. Mas nada de cafeína foi precisa, e ontem, na noite mais mágica do ano, a noite dos Óscares, foi provada a força do cinema em mim, que sem aditivos, apenas com o entusiasmo frenético pela 7ª arte me manti acordada até às 5 horas da manhã.
E se valeu a pena!

Não houve nada de surpresas nos vencedores, e todos, ambos os nomeados e vencedores, estão de parabéns. Fiquei especialmente feliz pela vencedora do prémio de actriz secundária, Penélope Cruz, que era por quem mais torcia por vencer o tão merecido Oscar. Também por Dustin Lance ganhar o prémio de Melhor Argumento Original e fazer um discurso tão perfeito que concedia, mais uma vez, alguma consciência social a esta cerimónia que celebra uma grande arte. Ainda por Milk, fiquei completamente entusiasmada por Sean Penn ganhar o prémio de Melhor Actor que encantou completamente com a sua interpretação de um homem verdadeiramente importante na luta pelos direitos de igualdade.
E claro, não podia ser ignorado o elenco todo de Slumdog Millionaire, que foi o grande vencedor da noite, que com tanta alegria entre tantas pessoas que participaram nesse "projecto" nos demonstrava que aquilo tinha mesmo sido um filme feito "em familia" que deu resultado a um grande filme.

Agora em relação a momentos da cerimónia.
Fiquei tão risonha por ver a grande homenagem que foi feita ao passado este ano na cerimónia dos Oscares. Além dos 4 prémios principais passarem a ser atribuídos por actrizes e actores vencedores de outra geração (e podiamos ainda ver outros que tinham tido essa mesma honra no passado, entre eles a "minha" Audrey Hepburn) foi feito um numero musical a homenagear os musicais, começando e acabando com um grande berro de Hugh Jackman que me fez logo esboçar um sorriso: "Musicals are back!!"
Mostrando que, apesar desta industria ser tão futurista, tão empenhada em andar sempre para frente, que não esquece quem os iniciou nesta bela viagem.
Quando Kate Winslet pediu ao pai para assobiar ou algo do género para poder saber onde estava, e ele assobiou mesmo, isso sim, foi um momento.
Phillipe Petit com os seus truques de magia e de equilibrio fez-me rir entre os bocejos que já começavam a aparecer.
Dustin Lance Black fez o seu discurso de aceitação que.. deixa qualquer um sem palavras, quanto mais a mim, uma mera sonolenta rapariga. Portanto, aconselho a que vejam o video no Youtube.
Por ultimo mas não menos importante, quando a familia de Heath Ledger recebeu o Oscar em seu nome, todos os cinéfilos em todo o mundo, com certeza que sentiram uma tristeza mas ao mesmo tempo um momento de "he did i!" como sentiram ao ver os videos dos falecidos neste ano que passou, que infelizmente, foram tantos, e tão importantes. E é isso que é o cinema, uma mistura de emoções que nos deixa completamente confusos e num sitio bem distante, quem sabe, somewhere over the rainbow.


Como tudo não é bom neste mundo, também tenho de dizer que houve umas falhas.
Mas onde é que se mete na cabeça que quando se fala de comédia de 2008 não se mostre clips do filme dos irmãos Coen Burn After Reading? Esse gag já era com certeza um pouco a gozar, contando que mostraram clips do filme The Love Guru e ironizaram a paixão entre James Franco e Sean Penn em Milk, mas.. meus senhores.

Bem, já me está a faltar o latim, mas, em geral, foi uma noite encantadora, foi algo que nunca ninguém esquece e que me faz, e sempre fez, sonhar em um dia estar lá. Quem sabe.. um dia ainda até acabo a competir com um muito feliz e bem mais velho Danny Boyle.

Bem, agora ficam aqui vídeos de momentos memoráveis de ontem à noite, que aconselho fortemente a verem:



Ainda em relação aos Oscares. Um tal de Jorge Leitão Ramos escreveu o seguinte na revista actual Expresso dia 21 de Fevreiro:
"Em ano de crise planetária, juntar o estremecimento da Índia com os excluídos americanos daria aos Óscares uma espécie de consciência social. Mas não tenhamos ilusões: a noite de Domingo é apenas a do grande espectáculo, não tem outras agendas. Sigamo-la como aquilo que vale. Afinal de contas, são apenas filmes."
Peço desculpa, mas considero isto a coisa mais parva e cínica que já foi dita à face da Terra.
Não são apenas filmes, é um mundo de emoções, um mundo de sonhos tornados realidade, e um mundo que já ajudou muito as pessoas ao longo da história.

Senhores do Expresso, se é para dizer estas coisas, porque é que não me convidam a mim para colaborar também no jornal?