Monday 20 December 2010

La Lune de Méliès


No meio de tantas luas de Georges Méliès esta foi a que ficou mais célebre. Le Voyage dans la Lune é simplesmente fantástico, Méliès era um autêntico cineasta mágico.
Para quem ainda não viu no meio de tantas versões do filme na Internet aconselho que vejam esta (não só pela qualidade da imagem mas também por ser a mais completa) mas com a banda sonora desta.

La città delle donne


O mundo doido, frenético e depravado de Fellini ganha vida como nunca neste filme. No meio de tanta loucura destacam-se momentos fantásticos (como estes que destaquei) onde um Mastroianni muito machista e depravado dança sapateado e desce por um escorrega de sonhos eróticos de infância. Logo desde o início fiquei de olhos colados ao ecrã ao ver a personagem de Mastroianni, "o velho Snáporaz", atraído pelo magnetismo de uma mulher e com a libido ao rubro. Este mundo surreal criado por Fellini é absurdamente cómico e, apesar de diferente, não deixa de relembrar alguns momentos de outros dos seus grandes filmes como La Dolce Vita e Amarcord.