Wednesday 16 June 2010

Love, love, love

O tópico deste meu post são aqueles filmes considerados muitas vezes comerciais e pirosos, aquelas comédias românticas do século XXI.

Hoje dei por mim a ver o You've Got Mail (1998) quando estava a passar na televisão e tenho de dizer que passei umas duas horinhas muito agradáveis! Aquele filme não conseguia deixar de me trazer um certo sentimento de nostalgia, lembrava-me as comedias românticas da época do Classic Hollywood. Aquele cenário nova-iorquino dos anos 90 com as casas de pedra com degraus e lindos vasos de flores e aquele romance que mete Pride & Prejudice pelo meio e uma história não propriamente original mas encantadora, não me pareceu a mim nada piroso. É daqueles filmes que nunca vejo de propósito mas que depois me surpreendem muito agradavelmente.

O filme (que é um meio remake de dois outros filmes: The Shop Around the Corner - 1940 - com o James Stewart, e In the Good Old Summertime - 1949 - com Judy Garland) provou, naquela altura, que os filmes da Era de Ouro de Hollywood ainda não tinham morrido. Não estou a dizer que é um filme de génio, nada disso. Mas é refrescante voltar a ver comédias românticas deste género, numa altura, agora, onde já é difícil encontrar um sinal do Classic Hollywood.

Da mesma maneira que temos Nova Iorque para You've Got Mail e When Harry Met Sally..., temos Seattle em Sleepless in Seattle, temos Londres em Bridget Jones e Paris em Julie & Julia (e ainda o mundial Love Actually). É tão raro eu ver estes filmes, mas admitam lá, não vos metem pelo menos um sorriso pequenino na cara?

A verdade é que os verdadeiros, os clássicos, vão ser sempre melhores, mas até sabe bem ver que ainda existe alguém que se lembra da época gloriosa de Hollywood.
É por isso mesmo que amanhã vou já ver os meus clássicos que me fazem tanta falta. Ai Cary... (Agora está-me mesmo é a apetecer uma screwball comedy!)

The Papervore by Pigeontain design's


Uma mesa de café que come papel e faz caras más. Agora já vi de tudo.
(Btw, isto existe mesmo. Viva o design inovativo!)