Thursday 20 January 2011

Viva Federico Fellini!

Se o mestre estivesse vivo fazia hoje 90 anos.
Fellini é a vida, é Itália, é o circo e o cinema, é tudo. E para celebrar este génio divulgo o site do seu Book of Dreams que é uma autêntica viagem pelo imaginário deste grande realizador e, no meio de tantos filmes em sua homenagem, mais um para a lista, The Magic of Fellini, com testemunhos de Benigni, Woody Allen, Mastroianni, Anita Ekberg entre outros.
Mas a melhor maneira de celebrar o nascimento de Fellini acaba por ser ver os seus filmes. E faltam-me tantos ainda, tantas músicas de Nino Rota, tantos sonhos alucinados, tanto italiano e tantas tantas mulheres. E ainda bem, porque enquanto há Fellini tudo se resolve!

L'avventura de Antonioni

L'avventura é uma obra-prima com todas as letras. É algo tão unico e tão eximiamente feito que só mesmo vendo para crer (e eu quero mesmo ver outra vez porque o sono estava a lutar comigo, yet again).
Nomes como Aldo Scadarva (fotografia) e Giovanni Fusco (banda sonora) são tão importantes neste filme como Antonioni. Mas não só, até a edição do filme é de notar.
As paisagens mediterrânicas, os enquadramentos, os planos são de uma beleza fantástica. E Monica Vitti e Gabriele Ferzetti. Nem sei como explicar. O melhor que posso dizer é para verem pelos vossos olhos que vale a pena.
Digamos que fiquei com uma sede de mais Antonioni que não estava à espera. Fiquei com aquela sensação fantástica de quando descobrimos algo novo e inesperado.
P.S: Foi incrível os déjà vus (no bom sentido) que tive do Le Mépris enquanto vi este filme.