Monday 24 January 2011

ANGERS!



O Festival Premier Plans d'Angers está oficialmente bem no topo dos melhores festivais de cinema de sempre e é uma forte razão para fugir para França já! Desde 1989 que este festival existe, e todas as edições foram marcadas por eventos de fazer água na boca (retrospectivas de filmes italianos, da Nouvelle Vague; a filmografia de realizadores como Pasolini, Truffaut, Pierre Étaix e tantos outros; debates e conferências com alguns dos nomes mais importantes na história do cinema and so on).
Este ano o festival decorre de 21 a 30 de Janeiro e vai ter as habituais "lectures de scénarios", uma retrospectiva dedicada ao ambiente burlesco (com filmes como Yoyo, Les vacances de Monsieur Hulot, A Night at the Opera, Life of Brian, curtas de Buster Keaton, etc), a exibição de Le Beau Serge (o primeiro filme da Nouvelle Vague), a presença de Jeanne Moreau e Pierre Étaix, o debate sobre "qual será o futuro do património cinematográfico?", filmes em competição... ufa, já estou cansada e isto só são algumas das iniciativas e filmes que este festival vindo dos céus nos apresenta!
Já há uns dias que não paro de suspirar com vontade de ir já para Angers dar um "passou bem" à Jeanne Moreau e recostar-me numa cadeirinha confortável e nunca mais sair da sala de cinema... mas como a vida não é um romance, como Alain Resnais diz, entretenho-me a ver as bandes annonces do festival. Mas sim senhores, um dia vou para Paris só para ir almoçar e fico uma semaninha em Angers (e já não me tiram de lá). (Na verdade até concordo com o monsieur Resnais).