Sunday 19 December 2010

La Filmoteca Española

Mantendo a onda espanhola, descobri que a Cinemateca espanhola (La Filmoteca Española) tem na sua programação de Novembro uma VIII Mostra portuguesa. É sempre bom saber que o nosso cinema anda a ser divulgada por terras de nuestros hermanos, mas ao dar apenas uma vista de olhos vi por lá o filme A Bela e o Paparazzo. Contudo, para compensar haviam lá títulos bem mais merecedores da atenção dos cinéfilos. Além disso no site de La Filmoteca Española podem encontrar um arquivo com imagens de diversas câmaras, lanternas mágicas e afins que fazem parte do catálogo da Cinemateca espanhola dentro do mesmo género do que encontramos na Cinemateca Portuguesa e muito interessantes de ver.

Madrid Fellini!







(clickar na primeira imagem para ver o vídeo)
Esta exposição em Madrid, Frederico Fellini: El circo de las ilusiones, meteu-me com os olhos a brilhar e resultou em duas consequências:
Vontade ainda maior de ir Espanha (aproveitava e ainda via esta livraria e nunca mais saía de lá) e a decisão de fazer do programa de hoje à noite ver La Citta delle donne.
Com esta exposição, a livraria Ocho y Medio e os cinemas Golem e Renoir nesse mesmo bairro o lado cinematográfico de Espanha está-me a pôr aos pulos e aos saltinhos e só me apetece meter-me já no avião!

Noël Brel

Noël
=
Jacques Brel
Vamos lá dançar com o monsieur Brel!