Thursday 19 March 2009

O. Wilde


Porque por muito que o cinema ocupe uma grande parte do meu coração, a literatura tem sempre um espaço lá reservado para ela.
Com as ocupações e preocupações do dia-a-dia uma pessoa esquece-se de viver e de desfrutar de uns dos maiores prazeres de que o Homem sempre pôde desfrutar: ler.
Agora estou a ler outra maravilha de Oscar Wilde: O crime de Lorde Artur Saville e Outros Contos.
Devido às tais ocupações do dia-a-dia já tinha recebido este livro há um ano e ainda nem o tinha folheado. Mas decidi que a rotina cansativa não ia tomar conta de mim e ia retomar os encantos da literatura. Quando comecei a ler, as palavras viciantes e encantadoras de Oscar Wilde prenderam-me ao livro como os tribunais o tinham mandado prender há 113 anos atrás. 113, meu deus, nunca tinha notado que eram tantos. Talvez porque as criticas que ele faz a sociedade, da maneira mais astuta e gloriosa, ainda se aplicam aos dias de hoje.

Passou mais de um século e o meu desejo é, aposto, o que já muitos tiveram:
"Como um dia espero escrever como tu Oscar Wilde.
Mas se não conseguir, pelo menos tenho a tua prosa para me fazer esquecer da minha."



E agora deixo aqui um pedido de ajuda: dêem-me conselhos de livros para eu ler.
Como já poderam ver sou uma ferrana de Oscar Wilde, também gosto de Woody Allen e tudo o que é fantasia mas que toca em assuntos importantes e faz uma critica inteligente da sociedade é bem-vindo.
Muito obrigada, e como lá dizia Edward R. Murrow:

Good night and good luck.

I have a dream

Tenho vindo a apreciar cada vez mais, o trabalho das pessoas que fazem parte das tais chamadas "categorias menos importantes do cinema". Claro que não vamos generalizar, mas muita gente considera isso verdade, e até pouco tempo até eu não lhes dava muita importância (grande erro meu).
Fotografia, banda sonora e na minha opinião, uma das mais importantes partes de um filme (senão a mais importante) o argumento. Três factores tão importantes num filme e tão desvalorizados. Só espero que os argumentistas, tais como todos os outros trabalhadores na área do cinema que são desvalorizados, um dia, ganhem mesmo o mérito que merecem, porque como todos nós sabemos, aquela greve, infelizmente, não serviu de muito.
Sem argumento, sem história, não havia filme. Não havia nenhuma visão para ser projectada na tela e não haviam nenhum efeito especial que nos safasse do tédio de esperar por que algo acontecesse.

Por isso, hoje aqui "berro" pelas minorias:
Guarda-roupa
Caracterização
Efeitos visuais
Montagem de som
Efeitos sonoros
Direcção artistíca
Montagem
Banda sonora
Fotografia
Argumentistas
"Quem precisa de terapeutas quando há psicanálise disponível, variada e revigorante a seis euros ?"
Luís Filipe Borges in Meia Hora

Precisely. Precisely. Precisely. Precisely. Precisely.


Cada vez me debato mais com as perguntas que atormentam os Homens desde que roçaram uma pedra na outra e viram uma chama alaranjada. Mas sempre que vejo um filme tudo isso desaparece e ando a passear por ruas desconhecidas e a conhecer personagens com vidas intrigantes.