Sunday 4 October 2009

When life gives you a leopard...

David Huxley: Now it isn't that I don't like you, Susan, because, after all, in moments of quiet, I'm strangely drawn towards you, but - well, there haven't been any quiet moments.

Ontem fui à Cinemateca Junior ver o Bringing Up Baby. Primeiro faço uma breve nota em relação à Cinemateca Junior. Era linda, não só as instalações em geral, como a exposição muito bonita com várias máquinas de filmar e zootrópicos e afins mas especialmente a sala de cinema. Era como voltar atràs no tempo. O leve violeta das paredes decorados com desenhos em branco tão discretos mas tão essenciais, a parte de cima da sala, onde se podia ver o filme como se estivesse a ver uma opera no século passado, as portas que não eram portas mas sim cortinas, tudo era como uma deliciosa viagem ao passado. (Já tive mais umas ideias para a decoração do meu quarto!). A Cinemateca Portuguesa está, definitivamente, de parabéns.

Passemos então ao filme: Bringing Up Baby.
O filme é um atribulado de doidices e situações improváveis e por isso mesmo é tão divertido e apaixonante. Sabe bem sair da rotina e deliciarmo-nos com Cary Grant, Katherine Hepburn e um leopardo. Não sei muito bem o que dizer, apenas que Howard Hawks conhecia bem o riso. J'ai aimé.
E nem é preciso falar dos protagonistas. Todos já sabem a minha adoração por Cary Grant e ontem percebi tudo o que se diz de Katherine Hepburn. Era uma senhora cheia de graça e energia. Sem falar que eram os dois óptimos actores.
Hepburns really had it.