Sunday 26 April 2009

Ritha dans le Indie Lisboa: Jour UN

Hoje foi dia de Sherlock Jr.
Como podia ser de calcular, sendo este filme parte do Indie Junior, a sala estava cheia de crianças. Como é óbvio, durante o filme lá houveram uns risos histérios e umas intervenções por parte dos graúdos, mas no entanto, isso não me incomodou nem um pouco. E sabem porquê?
Estava tão concentrada no filme e na banda sonora que a acompanhava que era como se tivesse sido transportada para outro mundo.

Todos nós conhecemos Charlot, não faz só parte do cinema mas como parte da história. Mas após este filme rendi-me completamente a Buster Keaton. Para os cinéfilos não é de todo um nome assim tão desconhecido, e hoje mais uma cinéfila se tornou fã dele.
Tendo em consideração este filme dele e com ele como actor principal, prossigamos.

Sherlock Jr. conta-nos a história dum projeccionista de um cinema que sonha em ser detective. That's it in a nutshell. Mas pelo caminho há uma paixão por uma rapariga, um outro pretendente à sua amada que é bem "engenhocas" e assim as peripécias começam. Sem não chegar ao ridículo Buster Keaton passa pelas situações mais cómicas e os 50 minutos de filme, apesar de serem poucos passam tão rápidamente como 10 minutos. Não sei bem o que dizer em relação a este filme, apenas que foi um dos filmes que me deu maior gosto ver e que não é apenas um filme com situações disparatadas para nos fazer rir.

Outro ponto importante foi a banda sonora, perfeitamente interpretada por António Pedro e Filipe Rocha. As mudanças de humor do filme eram coordenadas na perfeição com a musica destes dois senhores. Além disso, sendo o filme parte do Indie Junior, tinhamos a interpretação das falas das personagens que apareciam escritas no ecrã por António Pedro, o que tornou o filme ainda mais divertido. Acompanhado com os efeitos sonoros, este filme não seria a mesma coisa sem a óptima interpretação musical que foi feita.


E aqui está. A minha apreciação do primeiro filme que foi ver ao Indie Lisboa 09, e o meu primeiro filme concerto. Gostava bastante de ver mais filmes concerto, pois é uma experiência completamente diferente. Não melhor, não pior, diferente. Isso leva-me a fazer uma pergunta, porque é que não são feitas mais iniciativas como esta?