Tuesday 8 March 2011

Rear Window


Após alguns problemas técnicos o que tenho a dizer em relação a Rear Window é WOW! Todo o clímax do filme que está nesta cena é de pôr uma pessoa de olho bem aberto e com o coração na boca. O senhor Hitchcock sempre soube como entreter o público com um "nice murder". E a relação entre a personagem de Jimmy Stewart e Grace Kelly com cenas tão subtis e tão carregadas de paixão são verdadeiramente fantásticas, como em qualquer filme hitchcockiano. (A propósito disso está aqui um artigo interessante: Alfred Hitchcock's Sex and Sensibility) Havia tanto mais para discutir sobre este filme (como sempre) como a teoria de François Truffaut que diz que isto é uma alegoria para a relação entre o espectador e o ecrã (que não me parece que seja só dele) ou como Rear Window foi inspirado em casos reais de homens que mataram e desmembraram as amantes/esposas, mas como já é tarde e às vezes nem é preciso dizer nada vou limitar-me a adormecer na esperança que não haja um Jimmy Stewart de gesso na perna a olhar para mim.
"We've become a race of Peeping Toms."

2 comments :

  1. Bem apanhado. Adoro especialmente a subtileza dessa cena. É por coisas destas que Rear Window é uma obra-prima.

    ReplyDelete
  2. Hitchcock era um senhor de subtilezas! Achei verdadeiramente fantástico mas o meu preferido continua a ser "Suspicion" :)

    ReplyDelete