Friday, 23 October 2009

We are all sick people!

Depois de ter lido este post no indispensável blog O Homem Que Sabia Demasiado achei bastante interessante esta parte: "François Truffaut, o realizador que um dia perguntou se o cinema não era mais importante do que a vida...". Ler esta frase desconhecida de Truffaut foi sentir aquela inexplicável sensação de sentir que alguém tem tanto amor e paixão como tu por algo. É uma situação de identificação, de paraíso e de sonho de um dia alguém se poder identificar assim comigo, como cinematógrafa.
Avançando, face a esta frase tão intrigante decidi investigar mais frases fabulosas do senhor François Truffaut e foi a isto que cheguei:

I have always prefered the reflect of the life to life itself.

Some day I'll make a film that critics will like. When I have money to waste.

Taste is a result of a thousand distastes.

Film lovers are sick people.

I make films that I would like to have seen when I was a young man.

Cinema is an improvement on life.


E a minha eleita (além da já

mencionada Is the cinema more important than life?):

When I first saw Citizen Kane, I was certain that never in my life had I loved a person the way I loved that film.

Pode não ser especificamente em relação ao Citizen Kane (que pessoalmente amei), mas a verdade é que eu posso afirmar isto com toda a certeza. Ou antes, I am certain that never in my life I will love a person the way I love films.

E é por estas e por outras que a minha ansiedade para ver filmes de Truffaut vai subindo e subindo. E jamais alguma escola me impedirá de ver filmes! Aqui vou euuu!

1 comment :

  1. Obrigado pela citação!

    Soube também há pouco tempo que o Truffaut disse um dia que tinha visto perto de 3 mil filmes durante 10 anos da sua juventude (2 e 3 por dia) na cinemateca e salas de cinema alternativas de Paris. Foi este hábito compulsivo que o fez amar a 7ª arte.

    ReplyDelete