Wednesday 1 July 2009

O for Orson

Na semana passada visitei a adorada Cinemateca portuguesa, e depois de ver Liliom (um filme muito bonito e intrigante na sua teoria pós-vida- o melhor momento de filme aqui em vídeo), seguiu-se a sessão do filme de Orson Welles F for Fake. Só de pensar que este filme nem estreou por cá e no descrédito que era dado a este realizador até me arrepio. Verdade seja dita que por vezes era dificil acompanhar o filme, não por culpa do filme em si, mas porque, o hábito já é tão forte, ia acompanhando as legendas em espanhol, o que levou a uma grande confusão na minha cabeça. No entanto, fiquei completamente deliciada com esta obra-prima de Orson Welles, e que é incrivel como ele consegue prender o espectador à cadeira. O ritmo alucinante do filme torna os espectadores completamente ansiosos pelo próximo passo. Assim, Orson Welles transformou o que podia ser outro filme com uma história verídica (nem digo biopic) numa verdadeira caça ao tesouro, graças ao seu humor tão característico.
Há quem diga que há certas pessoas que estão destinadas a ter apenas um sucesso na vida. Pois bem, digo-vos já que Citizen Kane não foi o único sucesso de Orson Welles, e que ele é muito mais que isso.
Agora tenho é que comprar o dvd e rever o filme, porque juntar espanhol, lingua que não falo, com inglês, lingua não materna, não é nada bom.


(Nota para os parabéns para a Cinemateca portuguesa que tem feito tanto por manter o amor à 7ª arte por cá.)

1 comment :

  1. Coincidência. Também fui ver o "Liliom" e estive para ir ver o "F for Fake", ando curioso, há bastante tempo, para ver esse filme.

    ReplyDelete