Thursday, 30 July 2009

C'est BB


Bem sei que era mais famosa no cinema, mas as musicas da senhora BB andam-me a encantar. Senhores cinéfilos, façam o favor de me recomendar os melhores filmes da madame Brigitte Bardot.

Funny Face

Plus pour moins une semaine pour aller à Pariiiiiiiiiiis


That's for me..
BONJOUR PARIS!

Coquillages et Crustacés

E pronto, ando desaparecida de férias a passar uma semana de praia e sol. Posso não ser grande fã mas começava a parecer cada vez mais como uma doente, portanto, um pouco do sol é bem-vindo.


Infelizmente a nivel cinematográfico foi uma semana muito triste porque não havia ambiente para ver filmes nem em dvd, nem salas de cinema haviam aqui perto. Tentei comecar a ver o Adaptation mas o barulho de telenovelas da vizinhança tornava-se bem mais forte que o baixo som do portátil. Digo já que estava a gostar bastante e quando vi (neste caso, ouvi) aquela chuva de pensamentos no início do filme, pensei, como provavelmente muita gente, que estavam dentro da minha cabeça. E do que estou a falar é isto:

E ainda pude ver dois episódios de Alfred Hitchcock Presents.
E agora vou desaparecer por mais uns dois dias mas para a semana os pensamentos cinematográficos voltam.

Friday, 24 July 2009

I'm coming out of the closet

Sabe lá Deus porquê, nucna neste blog demonstrei o verdadeiro amor que tenho por Tim Burton e os seus trabalhos. Pois então, como post do dia 24 de Julho de 2009, deixo estas palavras:
Sou uma Tim Burton lover!

Thursday, 23 July 2009

Down with love (2003)
Uma lufada de ar fresco, é isso que este filme é. Uma homenagem aos clássicos dos anos 60, de que eu sou uma assumida fã. Ontem à noite, ao ver este filme, senti a mesma alegria que sinto quando vejo filmes como Sabrina ou Singing in the rain.
Muitas pessoas podem dizer que este filme não é nada de especial e que apenas tem uns bons momentos. Pois bem, para mim (apesar de não ser perfeito, como tudo na vida) este filme é mais do que um mero bom momento é sim um retorno a um tempo que era cheio de óptimos momentos. E assim tornou-se um dos meus favoritos.
(Bem sei que é muito baseado no filme Pillow Talk que ainda não tive a oportunidade de ver, mas já vai ser o próximo).
Priceless

Sunday, 19 July 2009

Heaven, I'm in heaven

foto
"Uma noite em que caminhava assim, de olhos muito abertos na escuridão, Chéri subiu a Avenida Bugeaud, porque, em todo esse dia, não obedecera ao fetichismo que ali o levava de quarenta e oito em quarenta e oito horas. Como os maníacos que não podem adormecer sem terem tocado três vezes no puxador duma porta, roçava pelo portão, pousava o indicador no botão da campainha, chamava baixinho, num tom brincalhâo: "Olá!", e ia-se embora"
in Chéri by Colette


Estou no paraíso com este livro. Não só as descrições dos lugares, como a história em si, todo o ambiente, é parfait. Passaram menos de 15 dias e já estou a mais de meio.
Isto sim, revigora o espiríto!

Saturday, 18 July 2009

Where Art Thou?

Pomade Vendor: I can get the part from Bristol. It'll take two weeks, here's your pomade.
Ulysses Everett McGill: Two weeks? That don't do me no good.
Pomade Vendor: Nearest Ford auto man's Bristol.
Ulysses Everett McGill: Hold on, I don't want this pomade. I want Dapper Dan.
Pomade Vendor: I don't carry Dapper Dan, I carry Fop.
Ulysses Everett McGill: Well, I don't want Fop, goddamn it!
I'm a Dapper Dan man!
Pomade Vendor: Watch your language, young feller, this is a public market. Now if you want Dapper Dan, I can order it for you, have it in a couple of weeks.
Ulysses Everett McGill: Well, ain't this place a geographical oddity. Two weeks from everywhere!

Como já deu para notar, ontem vi o O Brother, Where Art Thou? e fiquei encantada e completamente bem disposta de ver este filme. Se todos os filmes e actores fossem assim viviamos todos mais felizes.

O Brother,


Pete: Wait a minute. Who elected you leader of this outfit?
Ulysses Everett McGill: Well Pete, I figured it should be the one with the capacity for abstract thought. But if that ain't the consensus view, then hell, let's put it to a vote.
Pete: Suits me. I'm voting for yours truly.
Ulysses Everett McGill: Well I'm voting for yours truly too.
[Everett and Pete look at Delmar for the deciding vote]
Delmar O'Donnell:
Okay... I'm with you fellas.

Thursday, 16 July 2009

Manhattan & Paris

"Saw a matinée showing of Manhattan at the Reflet Médicis. When this shot appeared on the big screen, a woman in the audience loudly gasped, with what seemed like such a lust, such a yearning. Parisians really do love New York."

(um blog que é um must e que já me deu muitas ideias de sítios a ir em Pariiiiiis!)

Oh, and I love them both.

Monday, 13 July 2009

Um pequeno passo para a Humanidade

Após ter tido a sorte de ter uma critica minha publicada na Premiere portuguesa (esta, em relação ao filme Paris), o acontecimento deu-se outra vez. Sinto-me muito orgulhosa de mim própria e é sempre bom saber que mais pessoas vão ler as minhas divagações. Desta vez foi sobre o filme Casamentos e Infidelidades. E não vou continuar com os meus yadas yadas e vou mas é postar aqui a critica para quem esteja interessado em ler: (visto eu não conseguir fazer com que aumente ao clique, para ler a critica cliquem aqui)

et Voilá!

Friday, 10 July 2009

Take 1, photo 2

Não é novidade que a Vanity Fair tem sempre fotografias fantásticas e unicas. E também não é novidade que eu sou uma grande fã das mesmas.
A minha atracção do momento são as fotografias de Mary Ellen Mark, a propósito do lançamento do seu livro
Behind the scene: Forty years of photographing on set. Era bem bom ter este livro na prateleira, mas como não se pode ter tudo vou ter que me limitar às pesquisas na Fnac e ao site da Vanity Fair. Para verem as várias expressivas fotografias dos behind the scenes de alguns dos filmes mais celebres, cliquem aqui.

O Tim Burton tem mesmo um macaco interior, não acham?

Wednesday, 8 July 2009

Eureka!

Não sabe bem descobrir novos talentos?
Chama-se Sagamore Stévenin e é francês e eu estou enchanté. Não só é um charme de homem (o que, admito, contribui para me chamar a atenção) como é bastante bom actor. Tenho cuidado com os elogios porque os trabalhos que fez não dão para ver bem o seu talento. Conheci-o a partir da mini-série Coco Chanel que comecei agora a ver (que estou a gostar muito, e ao contrário do que se pensa é mais uma versão adaptada da vida de Chanel) , onde interpreta o papel de Etienne Balsan "nos trinques". Agora estou muito curiosa em ver mais trabalhos dele, apesar de estar a parecer difícil.
Ai, o que é que os franceses andam a comer que os portugueses não?

Tuesday, 7 July 2009

Some guys just can't old their arsenic

Arsenic and Old Lace (1944)

Hoje foi dia de Arsenic and Old Lace. E só vos digo que foi uma daquelas vezes que me ri mesmo ao ver um filme. Na sala de cinema também todos se riam, e dizem que o riso é contagiante... Mas seja o que for, diverti-me imenso e gostei verdadeiramente deste filme. Era a perfeita combinação de comédia, romance e suspance. Claro que o filme tem todas aquelas explicações complexas por trás (como todos), mas ando numa greve de reduzir tudo a umas meras palavras e simplesmente desfrutar!

Frank Capra (que neste filme me surpreendeu ainda mais do que com o It Happened One Night), conta-nos a história de um solteirão que finalmente vai assentar com Elaine, o seu amor. No entanto, após o casamento vai de visita à casa das suas tias para lhes contar do casamento, e nesse mesmo dia descobre que as suas tias andam a matar senhores idosos pondo uma mistura mortal de produtos químicos nas suas bebidas. Além disso, tem de lidar com o louco do seu irmão, que julga ser Roosevelt, e com o seu outro louco irmão, que é um assassíno procurado pela polícia.

Filme completamente aconselhado a toda a gente. Ah, e rendi-me ao charme de Cary Grant. É verdade. Agora o próximo filme a ver com este senhor vai ser Charade. Já o tenho aqui há muito tempo, mas nunca tive a oportunidade de ver. Audrey Hepburn e Cary Grant, hmmm. Bem melhor que os Brangelina!

Sunday, 5 July 2009

Dos vários posters que já apareceram do filme (500) Days of Summer houve um que é verdadeiramente bonito e que chamou a minha atenção. E o poster de que estou a falar é este:

Agora a estreia por cá está prevista para 8 de Outubro. É esperar e esperar. Se tenho de esperar, ao menos espero por tão bela história de amor. Perdão, uma história sobre amor.

This is not a love story. It's a story about love.

Woody as a pin

Quem não gostava de andar com um Woody Allen no casaco? Eu gostava, é sempre uma boa companhia. É pena ser $42, mas é sempre bonito ver.

Friday, 3 July 2009

Peço desculpa, mas vai ter mesmo que ser

Objecto de desejo de hoje:

Será que estou mesmo ponderar juntar £250 para as comprar?

(Um momento menos cinéfilo e de pura vaidade. That's fashion!)

Wednesday, 1 July 2009

O for Orson

Na semana passada visitei a adorada Cinemateca portuguesa, e depois de ver Liliom (um filme muito bonito e intrigante na sua teoria pós-vida- o melhor momento de filme aqui em vídeo), seguiu-se a sessão do filme de Orson Welles F for Fake. Só de pensar que este filme nem estreou por cá e no descrédito que era dado a este realizador até me arrepio. Verdade seja dita que por vezes era dificil acompanhar o filme, não por culpa do filme em si, mas porque, o hábito já é tão forte, ia acompanhando as legendas em espanhol, o que levou a uma grande confusão na minha cabeça. No entanto, fiquei completamente deliciada com esta obra-prima de Orson Welles, e que é incrivel como ele consegue prender o espectador à cadeira. O ritmo alucinante do filme torna os espectadores completamente ansiosos pelo próximo passo. Assim, Orson Welles transformou o que podia ser outro filme com uma história verídica (nem digo biopic) numa verdadeira caça ao tesouro, graças ao seu humor tão característico.
Há quem diga que há certas pessoas que estão destinadas a ter apenas um sucesso na vida. Pois bem, digo-vos já que Citizen Kane não foi o único sucesso de Orson Welles, e que ele é muito mais que isso.
Agora tenho é que comprar o dvd e rever o filme, porque juntar espanhol, lingua que não falo, com inglês, lingua não materna, não é nada bom.


(Nota para os parabéns para a Cinemateca portuguesa que tem feito tanto por manter o amor à 7ª arte por cá.)
Vamo-nos embelezar?
Los abrazos rotos, de Pedro Almodóvar
Não sei o que pensar deste filme, mas já me está a apelar visualmente