Monday, 31 January 2011
Rien à déclarer
E venha mais um de Dany Boon. Desta vez não é no Ch'tis mas na Bélgica.
Belgique ou France? Oooh, les deux sont fantastiques!
Sunday, 30 January 2011
Faisons un Rêve par Guitry!
5 razões para ver Faisons un Rêve de Sacha Guitry:
1. O argumento fantástico (mas mesmo inexplicavelmente bom)
2. O Guitry himself, como o amante doido, incrivelmente cómico e que olha para a câmara e nos diz que o casamento não é para ele
3. O ritmo alucinante do filme
4. A cena inicial em que Guitry viaja pela sala com a câmara e as suas personagens falam-nos do casamento da maneira mais acertiva e cómica de sempre
5. Uma história de amantes e amores e a desbunda do casamento
E no meu dvd edição especial (♥) comprado à Bruxelles pude ainda ver um mini documentário chamado "Ne Quittez Pas ou le téléphone chez Guitry" que mostra como este aparelho faz parte da família Guitry. A propósito disso está aqui uma pseudo entrevista telefónica feita a Truffaut onde ele fala do próprio Sacha Guitry.
Les yeux dans les yeux, je vous le demande, et je vous supplie de me répondre... Voulez-vous du beurre sur le pain?
Saturday, 29 January 2011
Fais ça court!
Fá-las curtas é um novo programa da rtp2 extremamente interessante e viciante! Duas equipas de jovens cineastas portugueses, cada uma composta por um argumentista e um realizador, têem que fazer uma curta em menos de um dia e depois a dupla vencedora escolhida por Joaquim Leitão e João Garção Borges tem que voltar a fazer outra curta para "batalhar" contra outra equipa vencedora. Mesmo se as curtas nunca chegam a ser obras-primas (também coitados, com tão pouco tempo!) é interessante ver o processo de fazer um filme, entre outras coisas que esta série tem de bom. Como não sou muito boa a explicar vejam por vocês mesmos: os episódios que já foram emitidos estão no excelente canal multimédia da rtp2 e há novos episódios todos os sábados às 20:40.
Thursday, 27 January 2011
Tuesday, 25 January 2011
Partie de Campagne e o Renoir pai
Os ambientes bucólicos, refrescantes e românticos desta curta de Jean Renoir, Partie de Campagne não deixam de lembrar a pintura do pai do realizador. E Partie de Campagne é tão campestre como os quadros do Renoir pai e é algo ainda mais, com muitos bigodes, amores de perdição e os habituais momentos de riso à custa da classe social "alta". Ai que agora até me apetece ir para o campo.
Monday, 24 January 2011
ANGERS!
O Festival Premier Plans d'Angers está oficialmente bem no topo dos melhores festivais de cinema de sempre e é uma forte razão para fugir para França já! Desde 1989 que este festival existe, e todas as edições foram marcadas por eventos de fazer água na boca (retrospectivas de filmes italianos, da Nouvelle Vague; a filmografia de realizadores como Pasolini, Truffaut, Pierre Étaix e tantos outros; debates e conferências com alguns dos nomes mais importantes na história do cinema and so on).
Este ano o festival decorre de 21 a 30 de Janeiro e vai ter as habituais "lectures de scénarios", uma retrospectiva dedicada ao ambiente burlesco (com filmes como Yoyo, Les vacances de Monsieur Hulot, A Night at the Opera, Life of Brian, curtas de Buster Keaton, etc), a exibição de Le Beau Serge (o primeiro filme da Nouvelle Vague), a presença de Jeanne Moreau e Pierre Étaix, o debate sobre "qual será o futuro do património cinematográfico?", filmes em competição... ufa, já estou cansada e isto só são algumas das iniciativas e filmes que este festival vindo dos céus nos apresenta!
Já há uns dias que não paro de suspirar com vontade de ir já para Angers dar um "passou bem" à Jeanne Moreau e recostar-me numa cadeirinha confortável e nunca mais sair da sala de cinema... mas como a vida não é um romance, como Alain Resnais diz, entretenho-me a ver as bandes annonces do festival. Mas sim senhores, um dia vou para Paris só para ir almoçar e fico uma semaninha em Angers (e já não me tiram de lá). (Na verdade até concordo com o monsieur Resnais).
Thursday, 20 January 2011
Viva Federico Fellini!
Se o mestre estivesse vivo fazia hoje 90 anos.
Fellini é a vida, é Itália, é o circo e o cinema, é tudo. E para celebrar este génio divulgo o site do seu Book of Dreams que é uma autêntica viagem pelo imaginário deste grande realizador e, no meio de tantos filmes em sua homenagem, mais um para a lista, The Magic of Fellini, com testemunhos de Benigni, Woody Allen, Mastroianni, Anita Ekberg entre outros.
Mas a melhor maneira de celebrar o nascimento de Fellini acaba por ser ver os seus filmes. E faltam-me tantos ainda, tantas músicas de Nino Rota, tantos sonhos alucinados, tanto italiano e tantas tantas mulheres. E ainda bem, porque enquanto há Fellini tudo se resolve!
L'avventura de Antonioni
L'avventura é uma obra-prima com todas as letras. É algo tão unico e tão eximiamente feito que só mesmo vendo para crer (e eu quero mesmo ver outra vez porque o sono estava a lutar comigo, yet again).
Nomes como Aldo Scadarva (fotografia) e Giovanni Fusco (banda sonora) são tão importantes neste filme como Antonioni. Mas não só, até a edição do filme é de notar.
As paisagens mediterrânicas, os enquadramentos, os planos são de uma beleza fantástica. E Monica Vitti e Gabriele Ferzetti. Nem sei como explicar. O melhor que posso dizer é para verem pelos vossos olhos que vale a pena.
Digamos que fiquei com uma sede de mais Antonioni que não estava à espera. Fiquei com aquela sensação fantástica de quando descobrimos algo novo e inesperado.
P.S: Foi incrível os déjà vus (no bom sentido) que tive do Le Mépris enquanto vi este filme.
Wednesday, 19 January 2011
Sunday, 16 January 2011
La table de chalkboard
Vou comprar tinta de chalkboard e usar estas dicas diy para poder ter uma mesa como a do café do Jules et Jim e desenhar beaux visages ou escrever lovely.
Étaix!
Pierre est un orfèvre du "slapstick", "slap" comme baffe et "stick" comme bâton, une expression datant du cinéma muet. À l'époque, les bruiteurs utilisent le son de 2 bâtons se percutant pour reproduire le son des claques. Cette technique finit par donner son nom aux films burlesques dans lequel le héros accumule les catastrophes.
Para quando o lançamento deste pack em Portugal? Vite, s'il vous plaît!
Saturday, 15 January 2011
Matrimonio all'italiana (1964), Vittorio De Sica
Não podia deixar de ser um filme de De Sica, tem pois claro o drama social fantástico. Mas juntem a isso um romance arrebatador e alguns momentos cómicos bem à italiana e o que temos é um matrimónio à italiana! Pode não ser um dos meus preferidos nem de De Sica nem de Mastroianni ou Loren mas não é por isso que deixa de ser um grande filme, com uma cinematografia lindíssima e pormenores cativantes.
(Para quem se quer aventurar e tentar decifrar o italiano, está aqui a minha cena preferida do filme, uma autêntica explosão hilariante entre a personagem de Mastroianni e de Loren)
Buona notte, amici miei!
Thursday, 13 January 2011
Criterion has three reasons
Eu estou convencida! Agora só falta comprar a edição muito bonita da Criterion.
Tuesday, 11 January 2011
Sunday, 9 January 2011
Thursday, 6 January 2011
Achat do dia
Estou com uma vontade doida de o começar a ler.
Agora já só falta:
Como fazer um filme, Claude Chabrol
A short history of Cahiers du Cinéma
Como triunfar como argumentista, Linda Seger
Quer dizer e estes são os que faltam comprar, porque os que faltam ler.. ai este consumismo cinematográfico.
Wednesday, 5 January 2011
"I know they teach you a lot of useless stuff in school."
Não consigo deixar me sentir um pouco como o Antoine Doinel. Ou como o Truffaut, c'est la même chose.
Acho que também já está na altura de começar a correr non stop.
Sunday, 2 January 2011
Pierre Léon, où est vous?
Onde anda a (pequena) filmografia de Pierre Léon? É simplesmente impossível encontrar os filmes deste senhor. Parece que vou ter de ir para a Le Femis para o ver a dar aulas.
Saturday, 1 January 2011
Il y a deux femmes en vous
Porque nós, femmes, estamos no centro do cinema, constantemente representadas por tantos realizadores, desde Woody Allen até Truffaut, a Godard, a Fellini. Nem vou enumerar mais nomes pois é curioso pensar quantos realizadores já abordarem nos seus filmes a figura feminina e acabamos por concluir que todos (ou quase todos) de uma maneira ou outra já mostraram a sua própria visão do mistério da mulher.
Esta semana não chegou Femmes femmes de Paul Vecchiali.
Este minuto chegou para ficar aos pulos com o filme Les Femmes de Jean Aurel. Agora só falta encontrá-lo por entre os recantos da internet.
Esta semana não chegou Femmes femmes de Paul Vecchiali.
Este minuto chegou para ficar aos pulos com o filme Les Femmes de Jean Aurel. Agora só falta encontrá-lo por entre os recantos da internet.
Subscribe to:
Posts
(
Atom
)